sábado, 4 de junho de 2011

GUARDIÕES DA LIMPEZA

No dia 21 de maio de 2011 as crianças da Escola Municipal "Bueno de Paiva" saíram a campo, acompanhadas pela diretora, vice-diretora , supervisoras pedagógicas, professoras das turmas, professoras eventuais, professoras de informática, professoras da sala de recurso, professoras de Educação Física, estudantes da Escola Estadual "Eulália Gomes de Oliveira" e Escola Estadual "Antônio Eufrásio de Toledo"

Este trabalho teve inicio em 2010 com o projeto Meio Ambiente e Jogos Interativos. Durante todo o mês de maio de2011 os professores, supervisores pedagógicos, vice-direção e direção buscaram recursos pedagógicos e financeiros para por em prática suas metas. Desenvolveram uma diversidade de atividades que despertou o interesse dos educandos em buscar soluções para o problema do lixo jogado nas calçadas, ruas, pátios da escola, salas de aula e outros ambientes coletivos. O caminho encontrado foi construir o conhecimento unindo  teoria x prática. E o dia escolhido foi um sábado letivo.


O Secretário do Meio Ambiente, Pedro, e o representante do CONAE, Carlos, forneceram todo o material para elaboração dos panfletos e auxiliaram na confecção do mesmo, acompanhando a diagramação.

 Ensinar de maneira diferente propõe desafios e desperta a curiosidade. Nosso objetivo era trabalhar a Educação Ambiental buscando informações no ambiente onde a escola está inserida. Os estudantes não foram apenas entregar os panfletos nas casas, mas sim conversar  sobre os problemas causados pelo lixo e a importância da separação, ao mesmo tempo ouvir as pessoas sobre seus conhecimentos em relação ao destino do lixo no nosso município e o significado dos três R: RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR.
Estas informações resultarão em documentações para futuros trabalhos.



O bairro Alto da Glória é muito organizado, as ruas e calçadas são limpas e os moradores receberam nossos alunos com muito carinho e atenção. Muitos relaram que fazem a separação do lixo orgânico e reciclável e outros assumiram o compromisso de iniciar este trabalho.

Dizem que os melhores professores são as crianças. Durante o trabalho de distriubição dos panfletos os guardiões provaram que realmente podem ensinar adultos e conquistar novos conhecimentos.

A presença dos pais mostrou o quanto a presença da família é importante na educação escolar.


Observaram lotes com lixos.
Recolheram lixo das ruas.
















2 comentários:

  1. Parabéns!!! o blog esta cada vezmais interessante..postar as comemorações cm rápidez isso, o seguidor vizitar com mais frequencia ... muito bom...a todos..

    ResponderExcluir
  2. As atitudes educadores da escola Bueno de Paiva de ensinar os alunos desde de agora a reciclar é legal.

    ResponderExcluir