A ESCOLA MUNICIPAL “BUENO DE PAIVA” foi instalada às l5 (quinze) horas do dia 20 (vinte) do mês de Setembro do ano de 1910 (um mil novecentos e dez). O terreno com área de 880 m2 foi doado por D. Ana Amélia Vieira Rocha, segundo escritura lavrada pelo tabelião Custódio Ribeiro de Oliveira, do 2º ofício desta cidade. Livro 03 – folhas 170, nº 2638. A construção do mesmo tem sua parte frontal margeando com a praça Coronel José Vieira e a área livre formando o pátio, margeando com a paralela Rua Duque de Caxias.
Seu primeiro Inspetor Escolar Municipal foi: o Coronel Francisco José Vilhena Granado.
Primeiro Diretor Escolar: Dr. Pedro Leão de Souza Guaracy.
Foram oito os primeiros professores:
- Luiz Noronha Neto;
- José da Cruz Figueiredo Brandão;
- José Alzamora;
- Umbelina Sabina de Paiva Carvalho;
- Mécia Olympia de Paiva;
- Zaira Muniz Ribeiro;
- Escolástica da Conceição Vilhena;
- Alexandrina da Cruz Alzamora;
Na função de servente: Maria Honória de Rezende.
Na função de porteiro: Cândido Luiz de Sá.
- Luiz Noronha Neto;
- José da Cruz Figueiredo Brandão;
- José Alzamora;
- Umbelina Sabina de Paiva Carvalho;
- Mécia Olympia de Paiva;
- Zaira Muniz Ribeiro;
- Escolástica da Conceição Vilhena;
- Alexandrina da Cruz Alzamora;
Na função de servente: Maria Honória de Rezende.
Na função de porteiro: Cândido Luiz de Sá.
A origem do nome “Bueno de Paiva” foi homenagem prestada ao Dr. Francisco Álvaro Bueno de Paiva, pessoa de projeção política na cidade e no país, e também genro de D. Ana Amélia Vieira Rocha. O Dr. Francisco Álvaro Bueno de Paiva foi Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e a 05 de Setembro de l920 foi eleito Vice-presidente da República, no governo de Epitácio Pessoa.
Devido aos formigueiros que solaparam todo o terreno, a estrutura do prédio foi terrivelmente abalada, motivando assim a insegurança da construção. Visto isto a Câmara Municipal mandou adaptar em casa situada na Rua Duque de Caxias, acomodações provisórias para 375 alunos matriculados. Isto se em 27 de março de 1925, sob a direção do Diretor Escolar Prof. José da Cruz Figueiredo Brandão e na presença do Inspetor Regional Raul Chaves Magalhães.
Sob a responsabilidade dos engenheiros Dr. Walfrido Machado de Mendonça e Dr. Eduardo Malheiros, no mesmo local, com nova estrutura foi construído o novo Prédio Escolar.
No dia 10 de Setembro de 1927, foi instalada o novo Prédio Escolar com nova estrutura, cuja arquitetura foi conservada.
Em primeiro de agosto de l969 sob a direção de D. Glycia Pereira, foram inauguradas uma nova cantina e uma nova cozinha.
A construção deste melhoramento, não acarretou ônus para o Governo Estadual, devido ao trabalho intenso da Diretora e a participação das professoras que organizaram festas beneficentes.
Em 30 de julho de 1972, pela Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado, “CARPE” este mesmo prédio passou por nova restauração. Foi ampliada a parte sanitária. A cozinha e cantina foram demolidas, dando lugar a uma mais ampla e moderna. Foi construída uma quadra de esporte, reservatório para água, novas instalações elétricas, reforma no telhado e forro.
Nesta época sob a direção da diretora Maria de Lourdes Faria, os alunos em número de 818 matriculados, tiveram assistência escolar em salas do Ginásio Estadual e Escola Normal Santa Ângela.
Em 28 de abril de 1973, terminado o serviço de restauração pela “CARPE”, foi fornecido pelo Governo Estadual, mobiliário completo, para as salas de aula, diretoria e utensílios para copa e cozinha.
Os alunos voltaram a receber aulas em suas novas salas.
Aos 24(vinte e quatro) dias do mês de Outubro do ano de 1983, entrou em exercício, a Profª Conceição Adair Moreira de Almeida Paiva, para dirigir a ESCOLA ESTADUAL “BUENO DE PAIVA, desta cidade, conforme designação nº 727/83, publicada no Minas Gerais de 21 de Outubro do corrente ano, página 10, coluna 2.
A partir de 11(onze) dias do mês de Janeiro de 1989, entrou em exercício o Prof. Luiz Gonzaga da Rosa, para exercer o cargo de Diretor, nível 3, grau B, por ato publicado no Minas Gerais de 10/01/89, por designação 05/89 da Secretaria de Estado da Educação.
Em 18/02/91, entrou em exercício, conforme designação de diretor nº 51/91, publicada no Minas Gerais de 30/01/91, na função de diretor, nível 2, grau B, Guiomar Vieira Noronha, para responder por esta unidade de ensino. No final do ano de 1991, conforme Concurso de Títulos e Provas, eleição e aprovação do Colegiado, numa gestão democrática, visando a um mandato de 02(dois) anos, elegeu-se Guiomar Vieira Noronha com posse em Janeiro/92. Em 1993, houve a 2ª etapa do processo, com posse em Janeiro/94 e mandato de 03 (três) anos.
Em 03/02/1997, assume o cargo de Direção Maria das Dores Santos Mendes, de acordo com a Resolução 7895/96, anexo 001/96, publicada no Minas Gerais de 14/08/96.
No ano de 1998, a Escola foi municipalizada de acordo com a Resolução 8619/98.
Com a municipalização e nucleação os professores e funcionários da E. E. “Professor José da Silva Mendes” passaram a fazer parte do Quadro de Pessoal da Escola Municipal “Bueno de Paiva”. Aos 02/02/1998 entrou em exercício para o Cargo de Diretor Paulo Henrique de Almeida.
Devido à aposentadoria do Diretor, a Profª Maria Beatriz Santos Souza, responde pela administração da escola, conforme Resolução CEE nº 397 de 01/10/94, ficando em exercício durante alguns meses.
Em 1999, a Profª Cleonice Nogueira Cruz passa a ser responsável direta pela escola. Em maio de 2000 a responsável se afasta para gozar de suas férias-prêmio e assume Maria Aparecida de Souza Dias Ribeiro que ocupava o cargo de Agente Administrativo III. Após esse período a Profª Cleonice Nogueira Cruz reassume a sua função.
Com o término da adjunção em dezembro de 2000, no município de Paraisópolis, os professores e funcionários estaduais foram lotados nas Escolas: E.E. “Eulália Gomes de Oliveira” e E.E. “Antônio Eufrásio de Toledo”, com ato da SEE.
Em janeiro de 2001, a Profª Ana Lázara de Faria Santos, assume a responsabilidade pela escola em Cargo em Comissão pela Prefeitura Municipal de Paraisópolis.
Devido à má conservação e a estrutura do prédio escolar, foram realizados alguns reparos: instalações elétricas, trincas nas paredes, calhas, divisão da biblioteca em salas de aula e laboratório de informática, pintura e jardins.
A escola recebeu do PROINFO, oito computadores, duas impressoras, um scanner e acesso à internet, inserindo assim a escola ao mundo globalizado na era da informática.
Na data de 22 de dezembro de 2002 há eleições para o Provimento do Cargo de Diretor de Escola; resolução esta sancionada pela Câmara Municipal de Paraisópolis. Sendo eleita a Profª Ana Lázara de Faria Santos para o biênio de 2003 a 2004.
Em 05 de Dezembro de 2004, a Profª Ana Lázara de Faria Santos é reeleita através do processo eletivo, com participação de pais, professores, funcionários e alunos maiores de dezesseis anos, com um mandato de dois anos (2005 / 2006), dando continuidade ao seu plano de ação. Neste período a diretora reformou o porão tornando-o num amplo salão, onde inaugurou a nova biblioteca.
Em maio de 2006 Reginalda Aparecida Nunes é convidada a ser vice-diretora.
Em 15 de novembro de 2006, para celebrar os 96 anos da escola, inaugurou a Galeria dos Diretores, com a presença de autoridades, ex-diretores, familiares e comunidade escolar. Para esta data, foi elaborado um levantamento da história da escola, desde a sua fundação, narrando os principais acontecimentos, reformas e inovações no ensino, redigido pela professora e vice-diretora Reginalda Aparecida Nunes.
Em dezembro de 2006, a Profª Reginalda Aparecida Nunes é eleita através do processo eletivo, com a participação da comunidade escolar, profissionais da educação e alunos maiores de dezesseis anos deste estabelecimento de ensino, com um mandato de dois anos (2007/2008). Em fevereiro de 2007 a professora Elisangela Pereira de Carvalho Cunha é convidada a ser vice-diretora. Durante esta gestão foi construída e inaugurada a quadra Poliesportiva que recebeu o nome de uma ilustre ex diretora da escola a profª Rute Toledo de Oliveira.
No mês de janeiro de 2009 o novo prefeito Sérgio Wagner Bizzaria designa para diretora Rosa Maria Faria Bernardes em parceria com a vice-diretora Marize Aparecida Teixeira de Almeida por um período indeterminado.
Após aprovação na Câmara Municipal de Paraisópolis do Estatuto do Diretor Escolar, em dezembro de 2009, por eleição pela comunidade e nomeação pelo prefeito do município, assume a direção a profª e ex-diretora Ana Lázara Faria Santos juntamente com a Vice-Diretora profª Rogéria de Fátima Teixeira Carvalho , sendo o ano de 2010 uma data marcante para a história desta escola: cem anos de dedicação a educação do município de Paraisópolis.